Sagrada Família (Templo Expiatório da Sagrada Família): Barcelona, Espanha, por Antoni Gaudi
SAGRADA FAMILIA (EXPIATORY
CHURCH OF THE HOLY FAMILY): BARCELONA, SPAIN, BY ANTONI GAUDÍ
Sagrada Familia (Temple Expiatoire de la Sainte Famille): Barcelone, Espagne, par Antoni Gaudí
Sagrada Familia (Temple Expiatoire de la Sainte Famille): Barcelone, Espagne, par Antoni Gaudí
Iniciando a série sobre as diversas maneiras de utilizar o vidro, esta imagem mostra os vitrais coloridos e abstratos da Sagrada Família.
Em outubro de
1883 Gaudí aceita a encomenda de continuar o trabalho iniciado por Francisco de
Paula del Villar, que o havia passado a Joan Martorell. Por volta de 1910,
Gaudí deixa Barcelona para repousar. Ao voltar, passa a viver no
escritório-ateliê do templo, dedicando-se à preparação de esboços e modelos de
gesso e à procura de patrocínios para prosseguir as obras.
Esta obra representa a
síntese do trabalho de Gaudí e sua estética arquitetônica. Ela não parou de
evoluir até a morte do arquiteto, em 1926. Até então Gaudí havia realizado o
desenho da Fachada da Natividade, os desenhos da Capela da Assunção da Virgem, as sacristias, novas janelas, a estrutura
das abóbadas e o estudo das colunas.
A parte construída mais importante é o
Portal da Natividade. O projeto possui doze torres, simbolizando os doze
apóstolos, porém só há quatro construídas. A face interna mostra uma pureza de
linhas e uma composição absolutamente simétrica, características raramente
utilizadas por Gaudí. Apresenta cenas do nascimento de Jesus Cristo, o que é
encontrado em todas as igrejas cristãs, com o nome de Via Sacra.
Durante o dia a luz atravessa os numerosos
hiperbolóides da cobertura, caindo como pingos por toda parte. À noite, o templo
é iluminado por lâmpadas que imitam uma constelação. Para Gaudí, é a luz que
faz o papel de ligação Homem-Deus. Seu efeito faz com que as pessoas se elevem
em grandes idéias.
O modelo das colunas da Sagrada Família é
conhecido como modelo arborescente. Os apoios inclinados, dos quais saem apoios
menores, e o grande número de hiperbolóides da cobertura, formam uma estrutura
semelhante a uma árvore, onde o tronco sustenta os galhos e estes as folhas.
Atualmente, a construção da Sagrada Família
avança, seguindo os modelos deixados por Gaudí e utilizando as inovações
técnicas que têm surgido.
Referências bibliográficas:
GÜELL, Xavier. Antoni Gaudí. São
Paulo, Martins Fontes, 1994 (trad. Eduardo Brandão).
REYNOLDS, Donald. A Arte do
Século XIX. São Paulo, Círculo do Livro (trad. Álvaro Cabral).
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