luz e sombra na arquitetura
LIGHT AND SHADOW IN ARCHITECTURE
ombre et lumière dans l'architecture

15 de out. de 2011

kogan

 











 

Casa Cobogó: São Paulo, Brasil, 2011, por Marcio Kogan (Fotos Nelson Kon)
COBOGO HOUSE: SAO PAULO, BRAZIL, 2011, BY MARCIO KOGAN (PHOTOS NELSON KON)
Maison Cobogo: Sao Paulo, Brésil, 2011, par Marcio Kogan (photos Nelson Kon)



Vejam aqui a reportagem sobre a mais recente obra de Kogan, onde os principais elementos de controle da luz natural e de composição das fachadas são: o elemento vazado (conhecido como "cobogó") criado pelo austro-americano Erwin Hauer e os painéis de muxarabi. Ambos são bastante presentes na arquitetura tradicional brasileira, respectivamente modernista e colonial, traduzidos com maestria para a linguagem contemporânea. 

SEE HERE THE ARTICLE ABOUT THE MOST RECENT KOGAN'S WORK, COMPRISING TWO MAIN ELEMENTS OF DAYLIGHT CONTROL AND FACADES COMPOSITION: THE HOLLOWED-OUT ELEMENT (KNOWN AS "COBOGO") DESIGNED BY THE AUSTRIAN-AMERICAN ERWIN HAUER AND THE MASHRABIYAS - WOOD LATTICEWORK PANELS. BOTH ARE GREATLY PRESENT IN THE BRAZILIAN TRADITIONAL ARCHITECTURE, RESPECTIVELY MODERNIST AND COLONIAL, MASTERLY TRANSLATED TO THE CONTEMPORARY LANGUAGE.

13 de out. de 2011

atrium




 






























 




















Biblioteca Britânica: Londres, Reino Unido, 1997, por Colin St John Wilson
BRITISH LIBRARY: LONDON, UNITED KINGDOM, 1997, BY COLIN ST JOHN WILSON
Bibliothèque Britannique: Londres, Royaume-Uni, 1997, par Colin St John Wilson 

NEAR ST. PANCRAS STATION (WHERE WE GET EUROSTAR TRAINS), THE BRITISH LIBRARY WORTHS TO BE VISITED NOT ONLY FOR ITS AMAZING COLLECTIONS, BUT ALSO FOR THE QUALITY OF ITS ARCHITECTURE. THE PICTURES ABOVE SHOW THE TWO TYPES OF SKYLIGHTS COVERING ITS ATRIUM. COMPARED TO SIDELIGHTING, TOPLIGHTING INCREASES UNIFORMITY OF THE DISTRIBUTION OF LIGHT, BUT ALSO INCREASES SOLAR GAINS AND HEAT LOSSES DUE TO CONVECTION AND CONDUCTION. CONSEQUENTLY, TOP FENESTRATION NEEDS TO BE EVEN MORE HIGHLY INSULATED THAN SIDE WINDOWS.

patio 4



































Diversos pátios em Florença, Itália
DIVERSE COURTYARDS IN FLORENCE, ITALY
Divers cours à Florence, Italie

patio 3

 


















Paço dos Duques de Bragança: Guimarães, Portugal, século XV
THE DUCAL PALACE OF BRAGANCA: GUIMARAES, PORTUGAL, 15th CENTURY
Palais des Ducs de Bragança: Guimarães, Portugal, XVéme siècle

Ritmo e contraste s
ão pontuados pela colunata do corredor voltado para o pátio central deste belo palácio português.

RHYTHM AND CONTRAST ARE PUNCTUATED BY THE COLONNADE OF THE CORRIDOR FACING THE CENTRAL COURTYARD OF THIS BEAUTIFUL PORTUGUESE PALACE.

Le rythme et le contraste sont ponctués par la colonnade du couloir donnant sur la cour centrale de ce beau palais portugais. 


10 de out. de 2011

patio 2

























Casa Milà, "La Pedrera": 1912, Barcelona, Espanha, por Antoni Gaudí
CASA MILA, "THE QUARRY": 1912, BARCELONA, SPAIN, BY ANTONI GAUDI
Casa Milà, "La Carrière": 1912, Barcelone, Espagne, par Antoni Gaudí


Mais um exemplo da série patios, em uma das obras-primas de Gaudí inscritas no patrimônio mundial da UNESCO.

ANOTHER EXAMPLE OF THE SERIES COURTYARDS, IN ONE OF GAUDI'S MASTERPIECES INCLUDED IN THE UNESCO WORLD HERITAGE LIST.

Encore un exemple de la série cours, dans l'un des chef-d’œuvres de Gaudí inscrits au patrimoine mondial de l'UNESCO.

patio 1

 


















Pátio em La Rochefoucauld, França
COURTYARD IN LA ROCHEFOUCAULD, FRANCE
Cour à La Rochefoucauld, France


 

















Pátio em Bayonne, Pais Basco, França
COURTYARD IN BAYONNE, BASQUE COUNTRY, FRANCE
Cour à Bayonne, Pays Basque, France


Pátios com corredores sombreados refletem o esforço para controlar a penetração da luz solar nos edifícios, não só reduzindo as cargas térmicas, mas também controlando o nível e a qualidade da luz natural.

COURTYARDS (OR PATIOS), WITH SHADED CORRIDORS REPRESENT AN EFFORT TO CONTROL THE PENETRATION OF SUNLIGHT INTO BUILDINGS, NOT ONLY REDUCING THERMAL LOADS, BUT ALSO CONTROLLING THE LEVEL AND THE QUALITY OF DAYLIGHT.

Les cours (ou les patios) avec des couloirs ombragées représentent un effort pour contrôler la pénétration du rayonnement solaire dans les bâtiments, pas seulement en réduisant les charges thermiques, mais aussi en contrôlant le niveau et la qualité la lumière naturelle.

5 de out. de 2011

vidro 1

 























Sagrada Família (Templo Expiatório da Sagrada Família): Barcelona, Espanha, por Antoni Gaudi
SAGRADA FAMILIA (EXPIATORY CHURCH OF THE HOLY FAMILY): BARCELONA, SPAIN, BY ANTONI GAUDÍ  
Sagrada Familia (Temple Expiatoire de la Sainte Famille): Barcelone, Espagne, par Antoni Gaudí

Iniciando a série sobre as diversas maneiras de utilizar o vidro, esta imagem mostra os vitrais coloridos e abstratos da Sagrada Família.
Em outubro de 1883 Gaudí aceita a encomenda de continuar o trabalho iniciado por Francisco de Paula del Villar, que o havia passado a Joan Martorell. Por volta de 1910, Gaudí deixa Barcelona para repousar. Ao voltar, passa a viver no escritório-ateliê do templo, dedicando-se à preparação de esboços e modelos de gesso e à procura de patrocínios para prosseguir as obras.
Esta obra representa a síntese do trabalho de Gaudí e sua estética arquitetônica. Ela não parou de evoluir até a morte do arquiteto, em 1926. Até então Gaudí havia realizado o desenho da Fachada da Natividade, os desenhos da Capela  da Assunção da Virgem, as sacristias, novas janelas, a estrutura das abóbadas e o estudo das colunas.
A parte construída mais importante é o Portal da Natividade. O projeto possui doze torres, simbolizando os doze apóstolos, porém só há quatro construídas. A face interna mostra uma pureza de linhas e uma composição absolutamente simétrica, características raramente utilizadas por Gaudí. Apresenta cenas do nascimento de Jesus Cristo, o que é encontrado em todas as igrejas cristãs, com o nome de Via Sacra.
Durante o dia a luz atravessa os numerosos hiperbolóides da cobertura, caindo como pingos por toda parte. À noite, o templo é iluminado por lâmpadas que imitam uma constelação. Para Gaudí, é a luz que faz o papel de ligação Homem-Deus. Seu efeito faz com que as pessoas se elevem em grandes idéias.
O modelo das colunas da Sagrada Família é conhecido como modelo arborescente. Os apoios inclinados, dos quais saem apoios menores, e o grande número de hiperbolóides da cobertura, formam uma estrutura semelhante a uma árvore, onde o tronco sustenta os galhos e estes as folhas.
Atualmente, a construção da Sagrada Família avança, seguindo os modelos deixados por Gaudí e utilizando as inovações técnicas que têm surgido.

Referências bibliográficas:  
GÜELL, Xavier. Antoni Gaudí. São Paulo, Martins Fontes, 1994 (trad. Eduardo Brandão).
REYNOLDS, Donald. A Arte do Século XIX. São Paulo, Círculo do Livro (trad. Álvaro Cabral).