luz e sombra na arquitetura
LIGHT AND SHADOW IN ARCHITECTURE
ombre et lumière dans l'architecture

10 de nov. de 2011

skylight









































Vistas sobre os telhados de Siena, Italia
VIEWS OVER THE ROOFS OF SIENA, ITALY
Vues sur les toitures de Sienne, Italie

Em cada foto acima podem ser vistas algumas clarabóias, uma solução bastante eficaz de iluminação natural numa malha urbana densa como a da cidade medieval - ou a das grandes metropóles atuais. 


Por definição, uma clarabóia (SKYLIGHT) é uma abertura horizontal - ou levemente inclinada - e paralela à cobertura, localizada no mesmo plano desta. Existe também o "monitor" (ROOF MONITOR) que consiste numa seção elevada da cobertura, com superfícies laterais inclinadas ou perpendiculares à cobertura e com topo em vidro.  Já um átrio é definido atualmente como um vazio interno a um edifício ou entre vários edifícios, coberto por grandes clarabóias ou diversos monitores, que tem origem nas casas da Roma e Grécia antigas e ainda no pátio árabe.


Em comparação com a iluminação lateral (proveniente de aberturas nos planos verticais do edifício), a iluminação zenital (proveniente de aberturas nos planos horizontais de cobertura do edifício) promove a uniformidade da distribuição de luz. Por outro lado, ela faz aumentar os ganhos em energia solar e as perdas térmicas por convecção e condução. Consequentemente, esse tipo de abertura necessita um isolamento térmico ainda maior do que as janelas laterais, em função das características climáticas do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário